Você está visualizando atualmente Você quer economizar o consumo de papel a sua empresa?

Você quer economizar o consumo de papel a sua empresa?

Evitar o desperdício de papel é uma das ações mais rápidas que podem ser feitas para cortar custos desnecessários na sua empresa.

Aqui vamos dar dicas simples de colocar em pratica, mas preciosas, para que você aprenda como evitar o desperdício de papel na sua empresa.

Vamos lá?

   1 ° CRIE UM PROJETO DE REDUÇÃO DE PAPEL NA EMPRESA PARA CONSCIENTIZAR OS FUNCIONÁRIO

Verdade seja dita: a maioria das empresas têm custos desnecessários  com consumo de papel porque os funcionários não se importam com a quantidade de coisas que imprimem.

Muitas vezes, chegam a imprimir até documentos e fotos pessoais sem pensar duas vezes. Por isso, é importante criar um projeto em que há metas, recompensas e resultados transparentes.



2°  CONFIGURE AS IMPRESSORAS PARA ECONOMIZAR PAPEL

Se a conscientização dos funcionários falhar, você pode investir em métodos mais rígidos. Algumas configurações que você pode aplicar nas impressoras são:

  • Imprimir obrigatoriamente frente e verso;
  • Imprimir obrigatoriamente preto e branco.

Além das configurações nos próprios equipamentos, há outras alternativas que podem ajudar sua empresa a diminuir o consumo de papel.

Por exemplo, uma solução é o software que briga os funcionários a realizar a autenticação manual nas impressoras antes de retirar as impressões.

Isso evita que documentos sejam perdidos ou esquecidos nas bandejas das impressoras. Também é importante para impedir que documentos sigilosos caiam em mãos erradas.

Mas não para por aí: existem software que contabilizam todos os documentos impressos e criam relatórios com os dados de quem, o que e quando os documentos foram impressos.

3° UTILIZE A TECNOLOGIA PARA EVITAR IMPRESSÕES DESNECESSÁRIAS

Incentive que os funcionários não imprimam documentos que serão lidos e descartados em breve. Quer um exemplo? Muitas pessoas gostam de imprimir relatórios e outros documentos para participar de reuniões. Essa é uma prática que desperdiça muito papel.

Estimule seus funcionários e colegas a utilizarem métodos digitais para ler documentos que seriam descartados rapidamente. Hoje em dia, é possível que se utilize:

  • Serviços na nuvem para armazenar e compartilhar documentos;
  • Notebookstablets e até smartphones para ler os documentos em reunião e, assim, reduzir o consumo de papel.

4° CRIE NOVAS UTILIDADES PARA OS PAPÉIS QUE SERIAM DESCARTADOS

Antes de descartar os papéis, confira se não há outra forma de reutilizá-los. Quer saber como? Aqui vai um exemplo: transfore as impressões descartáveis em blocos de anotações.

Há outras maneiras de se reaproveitar o papel. Por exemplo, tem pessoas que fazem artesanatos com eles. Depois disso, vendem o que foi produzido e o dinheiro é revertido a alguma instituição social. É uma boa forma de fazer o bem duas vezes: do ponto de vista social e ambiental.

5° RECICLE!

Mesmo imprimindo  apenas o necessário não se esqueça de reciclar! Esse é o caminho para economia de papel nas empresas! Caso não seja possível fazer isso na própria instituição, uma alternativa é estabelecer parcerias com cooperativas de reciclagem.

No Brasil e em muitos países, papel é feito exclusivamente a partir de árvores cultivadas, em outros as florestas que suprem essa matéria-prima são manejadas de modo que possam crescer continuamente. Assim, não é correto pensar que o consumo de papel promove desmatamento – ao contrário: mais papel significa mais árvores! Apesar disso, é muito importante reciclar todo o papel, para reduzir ainda mais os resíduos enviados para aterros sanitários. Isso é uma boa contribuição ao meio ambiente e fácil de fazer.

Pesquisas indicam que os clientes preferem fazer negócio com empresas que buscam ser sustentáveis, e que se esforçam para causar o menor impacto possível ao meio ambiente.

Mas para além dessa preocupação prática, negocial, preocupar-se com o meio ambiente também é uma maneira de construir um mundo mais verde, pronto a receber as futuras gerações